Passando uns Dias em Navegantes
Você que está acompanhando este mochilão pela América do Sul, leu no artigo anterior sobre nosso dia no parque do Beto Carrero World e neste contarei o que fizemos enquanto passamos uns dias em Navegantes, antes de partirmos para a próxima cidade de destino. Caso não tenha lido, volte alguns artigos e veja o que vivemos até agora.
A visita ao parque foi muito divertida e matei a minha vontade de ir nos brinquedos radicais! Voltamos satisfeitos e felizes de que tudo havia dado certo.
No dia do passeio eu comecei a ficar um tanto ruim da garganta, na manhã seguinte eu já estava ruim de tudo; com dor, cansaço e muita dor de garganta. Não tínhamos termômetro mas eu acredito que fiquei com bastante febre por causa da infecção e estava horrível para dormir.
Para piorar a situação o tempo virou e os chuviscos eram constantes. Nós queríamos sair no final de semana, porém com a atual situação não seria possível. Portanto fomos ficando até que eu estivesse bem e o tempo melhorasse.
Nestes dias a mais pudemos participar da festa de aniversário da neta do João e da Cute, cujo tema foi sapo e nós ajudamos com a decoração; conhecemos a cidade de Navegantes e um pouco de Itajaí, usamos o Ferry-boat e foi tudo muito gostoso (mesmo com dores eu consegui aproveitar bem).
Também aproveitamos para lavar as roupas, pois quem viaja com pouca coisa não pode perder nenhuma oportunidade de usar a máquina de lavar ou um tanque.
Nesses dias, por causa do tempo, nada estava secando bem no varal, e eu que levei apenas um short me lasquei e tive que usar a bermuda do Ellison de ir na praia, pois era a única que me servia.
A foto abaixo está bem desfocada mas dá para ver o short do Ellison que estou usando. Não dá para perceber mas estava ventando na beira do porto e somente uma doida para sair doente e de roupa de calor.
Detalhe que eu saí de com blusa de pijama e bermuda masculina… uma beleza… sorte a minha que já estou casada e meu marido me ama muito!
Um Pouco Sobre Navegantes/SC
Esta cidade tem uma história cheia de acontecimentos que pode ser lida na íntegra no site da prefeitura de Navegantes, mas tentarei fazer um resumo aqui e depois irei me ater ao turismo.
Navegantes, enquanto pertencia a Itajaí, foi uma região muito esquecida e com pouco desenvolvimento. Portanto, um grupo de famílias tradicionais do local se reuniu para solicitar a emancipação política do bairro.
Em 26 de agosto de 1962, em conjunto com a instalação da nova Paroquia de Nossa Senhora dos Navegantes, foi declarada oficialmente a municipalização da cidade.
O nome surgiu devido a região ser habitada por inúmeros pescadores, carpinteiros navais e marítimos que são devotos a Nossa Senhora dos Navegantes.
Falando um pouco sobre turismo: Navegantes tem 11km de orla marítima rodeada de vegetação nativa por quase toda a sua extensão. Possui praias como a Meia Praia, a Praia Central e a do Pontal cuja larga faixa de areia é um espaço procurado para realização de esportes como futebol e vôlei de praia.
Na Avenida Beira-mar você pode experimentar comidas típicas da região de herança açoriana e aproveitar o novo calçadão com deck, ciclovia e iluminação que garantem um excelente local para caminhadas e para o lazer.
Você também poderá visitar o Píer Turístico, o Ferry-boat que serve de condução para ir até Itajaí, e o porto com as embarcações (a noite é bem mais bonito com as luzes acesas contrastando com o breu do mar).
Alem das belezas naturais, Navegantes também conta com festivais, com o Memorial da Nossa Senhora dos Navegantes e com uma das melhores festas de carnaval do estado de Santa Catarina.
Ao redor de Navegantes temos Itajaí com um centro movimentado e shopping para curtir nos dias chuvosos e Penha com o parque do Beto Carrero World. Não significa que estas cidades só tenham isso a oferecer, longe disso, mas é que foram os lugares para onde nós fomos.
Conforme eu contei lá no começo do artigo, os primos do Ellison tem uma netinha, uma menina linda de 1 ano de idade (na época) e ela estava passando uns dias por lá também.
Uma noite a Lolo resolveu acordar para mamar bem na hora que a Cute ia tomar banho para se deitar. Como eu e o Ellison ainda estávamos na sala, resolvi me oferecer para dar a mamadeira e deixar a Cute livre para ir ao banheiro.
Peguei o bebe no colo e segurei a mamadeira para ela, que logo mudou para um estado semi acordada em que dormia e mamava ao mesmo tempo. Sinceramente não sei como as crianças conseguem fazer isso!
A Lolo mal terminou a mamadeira e começou a fazer uns barulhos estranhos e, por incrível que pareça, sem acordar ela regurgitou metade do leite tomado em mim. Foi uma lavada!
Molhou minha blusa, minha calça, o sofá e sei lá como as minhas costas também! A belezinha ficou ensopada e o melhor de tudo… ela dava risada dormindo, como se estivesse consciente da arte que havia acabado de fazer!
O Ellison, sem muita experiencia com crianças, ficou semi desesperado me perguntando quem ele deveria chamar para ajudar. Eu respondi que tínhamos que esperar a Cute sair do banho para poder lavar a Lolo e colocar ela no berço. Demos muita, muita risada com a situação. Eu nunca havia tomado um banho dessa magnitude de regurgito de neném.
E assim, finalizo este artigo sobre Navegantes, do qual partimos em 09/04/2019, muito agradecidos por ter tido a oportunidade de compartilhar alguns dias com essa família de pessoas simples e com um coração imenso.
Continue conosco e veja como foram nossos próximos dias de viagem.
No Comment